Curaçao- Uma ilha vibrante no Caribe holandês!

Curaçao- Uma ilha vibrante no Caribe holandês!

Curaçao é uma linda ilha no caribe. Com suas praias de areias brancas e mar azul turquesa, com lindas casas no estilo europeu por conta da civilização holandesa, atrai muitos mergulhadores por seus deslumbrantes pontos de mergulho com uma grande diversidade de peixes, esponjas e naufrágios. Também os não mergulhadores que adoram curtir a natureza vão se surpreender e de quebra fazer ótimas compras, pois a ilha é um porto livre e têm ótimas opções de lojas de roupas, perfumes, calçados, joias e eletrônicos.

Onde fica

Por estar numa região abrigada do caribe, próxima a Aruba e Bonaire, de frente para a Venezuela, está fora da rota de furacões, o que a torna atraente para se visitar o ano inteiro.  A temperatura do ar varia de 25 a 31 graus o ano inteiro e com pouca chuva.

Praias

Além das belíssimas praias, algumas pagas, mas com toda infraestrutura para você aproveitar o local (cadeiras, banheiro, guarda sol e restaurante): Mango Beach, Cas Abao, Port Mari, Santa Barbara, Jean Thiel, Knip Baai entre outras e há outras bem tranquilas, sem estrutura, mas que merecem ser conhecidas também: Playa Jeremy, Caracas Baai ,Playa Kalki.

Compras

Curaçao oferece várias opções para boas compras, especialmente na área de Punda, em suas ruas com casinhas em estilo holandês, todas coloridas, você vai encontrar boas lojas como a Penha (que vende perfumes, cosméticos, joias), a Boolchand’s (eletrônicos) e muitas lojas de marcas famosas como All Star, Tommy Hillfinger, Timberland e outras. Para comprar artesanatos um bom local é o Old Market. Já do outro lado da ponte, em Otrobanda há um bom shopping que é o Renassaince Mall e ao lado dele o Rif Fort, um complexo de restaurantes, bares e lojinhas e barracas que vendem souvenirs.

Mergulho

Em relação a mergulho, Curaçao tem muitos pontos de mergulho interessantes e diversos, a maioria de barco, mas alguns bons pontos de praia também. Seu recife de corais é bem preservado e com muita vida, paredões e naufrágios que encantam a todos mergulhadores. Dos mais de 70 pontos de mergulho, alguns se destacam:

Pontos de mergulho

Tug Boat – um naufrágio de um rebocador que está bem raso e tem muita vida ao redor. Perto de um píer com grandes estruturas incrustadas de esponjas e corais e habitat de muitos peixes é com certeza um mergulho lindo e fácil. Nesse naufrágio é bem comum avistarmos peixes papagaios, corcorocas e às vezes polvos, cavalos marinhos e outras espécies pequenas.

Superior Producer – Um cargueiro de 72 metros de comprimento que afundou com sua carga em 1977 e está com a sua parte mais funda a 30 metros de profundidade. O MV Superior Producer é um incrível recife artificial que abriga inúmeras colônias de diferentes espécies de corais, esponjas, gorgônias e atrai muitos cardumes de peixes de passagem como barracudas, xaréus, pargos. No fundo é possível observarmos moreias e lagostas.

Alice in Wonderland – É um mergulho muito interessante num ponto de recife de corais duros que formam várias tocas e onde é comum achar um peixe sapo, residente local, vários polvos e cardumes diferentes de borboletas, budiões, frades. Muito comum observarmos tartarugas e raias.

Mushroom Forest – Outro local muito lindo, é um mergulho distante, que te ser feito de barco e nos leva a um local repleto de corais que parecem “casa dos smurfs,” abrigam muita vida pequena e vários cardumes de peixes coloridos, papagaios, borboletas, cirurgiões, frades, garoupas e de quebra várias esponjas coloridas e vida macro.

Lost Anchor – Um lindo paredão coberto de corais e gorgônias onde há uma corrente grande de âncora de navio recoberta por corais e vegetação, onde é comum vermos cavalos marinhos, nudibrânquios e peixinhos pequenos, além dos habitantes normais como peixes borboletas, garoupas e às vezes tartarugas.

Port Mari – é um mergulho de praia de fácil acesso com um recife duplo muito interessante e bastante vida marinha. É comum vermos tartarugas, raias, cardumes de borboletas, corcorocas, budiões entre outros.

Vaaersabaai – outro ponto de mergulho de praia fácil que mistura recife e um paredão, tem vários corais, esponjas, e uma vida marinha bem variada que atrai vários mergulhadores.

Car Pile & Pierbaai reef – outro mergulho diferente de praia com fácil acesso, é um cemitério de carros antigos que formam naufrágios e abrigam bastante vida como moreias, peixes pequenos, polvos e cardumes variados como cirurgiões e sargentinhos entre outros.

O mergulho em Curaçao é muito legal e agrada a todos pela diversidade de vida e tipo de mergulho.

E para quem não mergulha

Mas a ilha é super charmosa e tem muitos atrativos para quem não mergulha e também quer aproveitar o tempo de superfície: além das praias belíssimas de areia branca e mar azul turquesa, dos centros de compra, há um aquário muito legal , inclusive com opção de mergulho para alimentar tubarões lixa, tartarugas e peixes em seu próprio habitat. Há uma academia de golfinhos, com show diários.

Alem disso, tem museus, como o museu Kurá Holanda que mostra a história da civilização africana na época do tráfico negreiro, inclusive com um pouco da história do Brasil (é muito interessante), um mercado flutuante de frutas e verduras (bem diferente), a ponte Queen Emma que divide Punda e Otrobanda e se abre para deixar navios passarem no meio da cidade e por si só já é uma atração.

Tomar um drink num dos bares na beira do mar em Punda e ver o pôr do sol também é um passeio bem legal.

Para quem gosta de cavernas há um passeio guiado na Hato Caves com muitas estalactites e alguns morcegos. 

A vida noturna de Curaçao costuma ser agitada aos finais de semana com uma balada concorrida no Mambo Beach, próximo ao Seaquarium ou no Zanzibar na praia de Jean Thiel, os bares e restaurantes do Waterfort Arches ou Rif Fort são bem movimentados a noite e com música ao vivo, o Café de Tijd é pub movimentado em Punda.

E para quem gosta de jogar há os cassinos: o do hotel Renaissance é um dos mais movimentados, mas há também no Hotel Marriot e outro ao lado do Hotel Howard Johnson em Punda.

E para quem quer comer bem lembre de fazer uma reserva e jantar no Forte Nassau, além da vista linda que tem da baia de Willemstad a comida é maravilhosa, uma outra dica é o Restaurante Gouverneur de Rouville em Otrobanda é um misto de café e restaurante com uma vista linda de Punda e têm várias opções de comida e lanches, é famoso na ilha pelo Keshi Yena, um prato típico caribenho a base de carne e queijo. O Perla del Mar no Waterfront também é uma boa escolha com uma vista linda para o mar.

Resumindo Curaçao é uma linda ilha no caribe para se apaixonar por suas belezas naturais e cultura!

Como chegar

Do Brasil há atualmente voos diretos pela Azul ou você pode optar pela Copa com conexão da cidade do Panamá, Avianca com conexão em Bogotá ou American Airlines com conexão em Miami.

Dinheiro

Moeda local é o Florim, mas dólares americanos são aceitos na ilha toda.

Documentação

Brasileiros não necessitam de visto, somente um passaporte com validade de no mínimo 6 meses. É necessário apresentar comprovante da vacina de febre amarela internacional e comprovante internacional de vacina da covid. Mas como estas regras mudam ocasionalmente sempre é bom consultar o site das companhias aéreas, do governo brasileiro e da Anvisa para mais atualizações.

Autora

Elsie C. Orabona – Instrutora de mergulho, agente de turismo e fotógrafa sub.

Compartilhe!