Cozumel – Uma linda ilha no Caribe Mexicano

Cozumel – Uma linda ilha no Caribe Mexicano

A ilha de São Miguel de Cozumel, considerada um dos pontos de mergulho mais lindos do mundo por Jacques Cousteau, encanta não somente mergulhadores por suas águas azuis-turquesa e cristalinas o ano inteiro, e pela segunda maior barreira de corais do mundo, mas também por suas praias de areia branca, cultura vibrante e alegre, sítios históricos de colonização maia, culinária deliciosa, tequila e uma infraestrutura muito boa de lojas, restaurantes e hotéis.

Mergulhadores ficam encantados com a variedade dos mergulhos em Cozumel nos seus recifes protegidos, paredões, naufrágio, pelo colorido de suas inúmeras esponjas e corais, pela espetacular fauna e flora aquática, com mais de 500 espécies diferentes de peixes, entre eles, o endêmico peixe sapo (toadfish), muitas tartarugas e raias, a visibilidade incrível de suas águas e pela facilidade do mergulho em correnteza.

Onde fica

A bela ilha de Cozumel fica no estado de Quintana Roo no México, a apenas 60 quilômetros de distância de Cancun e separada por um trajeto de 45 minutos de balsa (ferry boat) desde o porto de Playa del Carmen (uma cidadezinha bem bonitinha na Riviera Maia).

Quando visitar

De novembro a fevereiro, o clima costuma ser bem agradável, com sol, mas sem um calor excessivo.

De março a maio – É bem quente, com temperaturas elevadas e possíveis pancadas de chuva a tarde.

Não aconselho visitar a ilha de junho ao final de outubro, pois é a época de furacões no Caribe e infelizmente a ilha já foi atingida por alguns nos anos anteriores.

Pontos de Mergulho – Destaques:

Paredão de Santa Rosa (Santa Rosa Wall)

O paredão de Santa Rosa é marcado por túneis que recortam a parede de corais a uma profundidade máxima de 24 metros. É comum vermos garoupas, lagostas, barracudas, tartarugas e raias.  A correnteza pode ser forte entre um túnel e outro e por ter alguns lugares com teto e pela profundidade é necessário ter certificado avançado.

Paso del Cedral

Este ponto de mergulho costuma ter correntes moderadas ou fortes, mas é muito interessante por suas passagens subaquáticas e saliências dos corais com muita vida, onde é comum vermos moreias verdes, lambarus, garoupas grandes, barracudas e marias nagô de penacho.

Paradise Reef

Este é o primeiro ponto de mergulho dentro do parque marinho e é dividido em três paralelos à costa com profundidade máxima de 14 metros. As correntes são normalmente suaves de sul para norte e um local muito usado para mergulho noturno, onde é possível encontrarmos o famoso peixe sapo (toadfish). O local tem várias gorgonias e esponjas coloridas e é comum vermos os peixes frade cinza e o lindíssimo peixe anjo real, além de polvos, lagostas e caranguejos.

Palancar Garden (Jardim de Palancar) / Palancar Caves e Palancar Reef

Esse mergulho é relativamente fácil e ótimo para fotografias. Começa em um patamar de areia branca aos 6 metros e vamos descendo entre uma parede de corais e esponjas, formando vários cenários diferentes, onde é possível encontrarmos cardumes de xaréus, carapaus, borboletas e mais ou menos a 18 metros há um imenso coral cérebro rodeado por várias esponjas coloridas e por entre os caminhos de corais é fácil vermos papagaios, donzelinhas, corcorocas, entre outros.

Colombia Deep

Este é um dos mais cobiçados mergulhos em paredões de Cozumel. Pela beleza de seus corais e canais entre eles, onde é comum avistarmos tartarugas, garoupas, raias, barracudas, lindas esponjas e no azul é possível avistar tubarões de recife. Como é um mergulho mais profundo exige-se um bom controle de flutuabilidade e um pouco mais de experiência.

Punta Sur

Outro paredão lindíssimo com muitas grutas e uma em particular nomeada de Catedral, onde há uma formação de corais que lembra um crucifixo, os canais são belíssimos e tem muitos peixes e às vezes raias e tartarugas. Alguns túneis são longos e escuros e com correntes fortes, é um ponto onde exige-se experiência e é sempre uma boa ideia levar uma pequena lanterna.

Chankanaab Reef

É um mergulho tranquilo e fácil, bom para vermos raias prego, polvos, tartarugas, moreias e por ser raso é um local onde é possível fazer mergulho noturno e avistar lagostas, caranguejos e peixe-leão.

Naufrágio C-53

O antigo navio que já pertenceu a marinha americana e era usado como varredor de minas depois foi vendido em 1962 para a marinha mexicana e convertido em canhoneiro e nomeado Felipe Xicotencatl C53 e de 1962 a 1999 patrulhou o golfo do México e caribe em missões de resgate e patrulhas de armas e drogas, até que após 55 anos de serviço foi aposentado e doado ao parque subaquático de Cozumel. Foi devidamente preparado e afundado em 1999 aos 22 metros de profundidade perto da costa do Parque Chankanaab. O navio tem 56 metros de comprimento, 10 de largura e 12 metros de altura. O recife artificial tornou-se casa de inúmeros crustáceos, lagostas, moreias, nudibranquios e alguns cardumes de peixes.

Infraestrutura hoteleira

A ilha tem uma infinidade de hotéis, algumas grandes redes e alguns mais simples e até pousadas e pequenos hostels. Enfim, depende do que você quer gastar. Alguns grandes resorts oferecem all inclusive e atividades para todos os gostos. A ilha é grande e alguns hotéis estão bem afastados do centro. O centro é charmoso e tem boas opções de lojas de souvenirs, joias e algumas roupas, mas para compras melhores de roupas, tênis, perfumes ou acessórios é melhor em Playa del Carmen ou Cancun.

Alimentos & bebidas

A culinária mexicana é famosa no mundo inteiro por pratos apimentados e temperos marcantes como coentro, salsa, cebola, alho. Alguns a base de milho como tortilhas, com mistura de carnes, frango, verduras, feijões e abacate. Eu particularmente adoro fajitas (umas espécies de panquequinhas recheadas de carne ou frango bem temperados e guacamole (abacate com tomate, cebola, sal, pimenta, limão e tempero), além dos tacos! A bebida mais famosa deles é a tequila, mas eles têm boas opções de cerveja também. Há muitas opções de restaurantes e bares em Cozumel para se comer comida mexicana ou internacional. O povo mexicano é alegre e muito educado e gostam de festejar. É comum ter bares com happy hour e uma boa pedida é achar um local com vista para admirar o lindo por de sol no mar do caribe.

Passeios

Há muitas praias lindas em Cozumel que valem uma visita: San Francisco é uma praia de areias brancas e macias, boa para fazer snorkeling; Playa Encantada, outra opção tranquila com suas águas azuis turquesa; Palancar Beach com uma grande variedade de bares e locais para comer é uma praia bem movimentada, mas linda! Playa de Sant Maria, rodeada por coqueiros é um lugar bem tranquilo para relaxar. Há alguns clubes de praia como o Chankannab Beach Park ou o Playa Mia Grand Beach Club, o Punta Sur eco Beach Park, entre outros. 

Além das praias, vale muito a pena conhecer as ruínas de San Gervasio, um sítio arqueológico da civilização Maia, onde você poderá conhecer o santuário da Deusa Ixchel, deusa da fertilidade na civilização Maia.

Outro ponto interessante é o pequeno museu da ilha que conta a história, geologia e geografia da região.

E por último o Mayan Cacao Company é um passeio gostoso, onde se aprende um pouco sobre cacau e a arte de se fazer chocolate junto com informações interessantes sobre a cultura maia e no final uma degustação dos produtos deles e a loja, onde poderá adquirir os diversos tipos de chocolate e bebidas da ilha. E o melhor local para observar o pôr do sol na ilha é no cais, em boa companhia ou sozinho, apenas curtindo e agradecendo por estar vivo e poder apreciar este espetáculo da natureza!

Informações úteis

A língua oficial é o espanhol, mas quase todos falam inglês também.

Clima tropical com temperatura média anual de 30 graus celsius.

Moeda oficial é o peso mexicano, mas existem estabelecimentos que aceitam dólares.

A Voltagem é 110 volts e o tipo de tomada A e B, idênticas a dos Estados Unidos.

É necessário passaporte com validade de no mínimo 6 meses.

Brasileiros necessitam de visto para entrar no México. (mas se já tem o visto americano, não é necessário ter o visto mexicano, mas sim levar o passaporte que contém o visto americano válido)

Autora

Elsie Helena N. de Carvalho OrabonaInstrutora de mergulho, agente de turismo e fotógrafa sub.

Elsie Orabona
Compartilhe!